Saiba o que combatemos

Informações básicas sobre alergias do adulto

Quanto mais souber sobre as alergias que ocorrem dentro e fora de casa, melhor nos pode ajudar a proteger a sua família ao longo de todo o ano.

As alergias podem ocorrer sazonalmente ou ao longo de todo o ano. Alergias sazonais, ou rinite alérgica sazonal, são também conhecidas como febre dos fenos.
A febre dos fenos pode ocorrer em simultâneo com a libertação de pólen por diferentes árvores ou relvas (gramíneas) durante determinadas alturas do ano — sobretudo na primavera. Outros alergénios, como o bolor, não são sazonais e podem causar sintomas em qualquer altura do ano.

Os estímulos das alergias

Partículas que existem habitualmente dentro e fora de casa e que podem desencadear alergias

Tecnicamente, um alergénio é qualquer coisa que provoca uma reação alérgica. Apresentamos-lhe alguns dos alergénios mais comuns e o que pode fazer para se proteger a si e à sua família.

Fora de casa

Pólen

Os pólenes são células reprodutoras minúsculas das plantas. Muitas árvores, gramíneas e ervas rasteiras produzem partículas pequenas e leves de pólen que são facilmente transportadas pelo ar. É possível reduzir os sintomas se a pessoa permanecer em espaços interiores quando os níveis de pólen estão altos e se utilizar um sistema de ar condicionado central com recirculação do ar.

Ambrósia

A ambrósia pode produzir mil milhões de grãos de pólen por estação e esses grãos podem ser transportados pelo vento ao longo de centenas de quilómetros. Esta planta é muitas vezes responsável pelos sintomas que aparecem no final do verão e início do outono. Pense em aproveitar essa altura do ano para realizar atividades dentro de casa ou para fazer férias numa zona com menos plantas deste tipo.

Dentro de casa

Epitélio dos animais de estimação

A maioria das alergias aos animais de estimação são provocadas por uma proteína presente na pele morta, saliva e urina dos animais. Essas proteínas podem aderir à roupa, à alcatifa e até às paredes. É possível reduzir os alergénios relacionados com os animais de estimação em casa limpando regularmente a casa. Também convém manter os animais fora dos quartos.

Ácaros do pó

Os ácaros do pó microscópicos podem ser uma causa de alergias e de asma ao longo de todo o ano. Os ácaros vivem nas mobílias, na roupa da cama e na alcatifa, e não é possível eliminá-los apenas com o aspirador. A limpeza a vapor e a limpeza a seco podem eliminar a maioria dos ácaros do pó, assim como a lavagem das roupas da cama e de outros materiais semelhantes com água muito quente.

Fora e dentro de casa

Bolor

O bolor é um fungo multicelular. O bolor consegue crescer dentro e fora de casa e só precisa de uma superfície húmida para se desenvolver. Fora de casa, o bolor pode ser encontrado em locais com matéria vegetal morta. Se trabalhar ao ar livre, uma máscara de proteção contra poeiras pode ajudar a reduzir os sintomas.

MITO

Levar um animal de estimação, como um gato ou um cão, para outra divisão da casa quando recebe a visita de uma pessoa alérgica, evita que a pessoa tenha uma reação alérgica.

FACTO

As alergias aos animais de estimação são provocadas por uma proteína presente principalmente no epitélio dos animais. Estas partículas aderem às paredes, à mobília e à alcatifa e podem provocar uma reação alérgica, mesmo quando o animal não está presente.

Conheça os sintomas e a histamina

O que acontece no interior do seu organismo?

O seu sistema imunitário identifica os alergénios como intrusos e combate-os através da libertação de várias substâncias químicas, uma das quais a histamina. A histamina, o elemento mais importante de defesa contra os alergénios numa fase inicial, é a substância que provoca a maioria dos sintomas alérgicos.
Os espirros, a congestão nasal, os olhos lacrimejantes ou com comichão e o nariz a pingar podem ser sinais de que está a ser libertada mais histamina do que a quantidade com que o seu organismo consegue lidar. Os leucotrienos, que desempenham um papel importante na defesa do organismo em fases posteriores, também podem provocar congestão nasal e outros sintomas alérgicos.

Espirros

A inalação de pólen ou de outros alergénios pode irritar o nariz e desencadear a libertação de histamina, o que provoca os espirros.

Nariz a pingar

Quando o pólen ou outros alergénios irritam o nariz, isso pode levar a um aumento da produção de secreções, acima do normal, para tentar eliminar o alergénio, o que faz com que o nariz comece a pingar.

Olhos lacrimejantes, com comichão

Quando o pólen entra nos olhos, muitas vezes causa comichão e/ou lacrimejar. É importante ter atenção à limpeza das lentes de contacto, já que o pólen e outros agentes irritantes podem aderir às lentes. A lavagem dos olhos com um colírio também pode ajudar a reduzir os sintomas.

Congestão nasal

A congestão nasal resulta da entrada de alergénios e outros materiais estranhos no nariz. Quando existe uma irritação, os tecidos e vasos sanguíneos nasais incham devido à presença de líquidos em excesso, causando uma sensação de “nariz entupido”.

Sente-se mal? Vamos descobrir o motivo

Alergias, constipação ou gripe?

Alguns sintomas podem ser enganadores, tornando difícil descobrir a sua causa. Embora as alergias tenham alguns sintomas bastante característicos que as permitem diferenciar, é difícil distinguir os vírus da constipação e da gripe sem a ajuda de um médico. No entanto, a intensidade dos sintomas pode ser um bom indicador daquilo que está a acontecer.
Organizámos os sintomas mais comuns da alergia, constipação e gripe neste gráfico para que compreenda melhor a situação.
Contudo, se os seus sintomas persistirem e continuar sem perceber o que lhe está a provocar mal-estar, consulte um médico. As melhoras!

A luta contra as alergias é difícil

Deixe-nos ajudar a reduzir a quantidade de alergénios em sua casa com estes conselhos:

• Tente limpar a casa com frequência e evite a acumulação de objetos
• Utilizar capas de plástico nas almofadas e nos colchões ajuda a evitar a penetração dos alergénios. Convém também remover objetos desnecessários da cama, como almofadas decorativas
• Lavar a roupa da cama com água quente, em intervalos de 7 a 14 dias, pode ajudar a aliviar os sintomas alérgicos
• Manter os circuitos de ventilação limpos pode reduzir o pó dentro de casa

• Utilizar um purificador do ar em casa também ajuda a reduzir os alergénios. Considere a possibilidade de utilizar um filtro HEPA (filtro de partículas de alta eficiência) ou um precipitador eletrostático. Estes dispositivos podem ajudar a limpar o pólen e o bolor do ar
• Se possível, evite atividades ao ar livre durante a manhã, o período em que os níveis de pólen são mais altos
• Quando regressar a casa, tome banho e lave a sua roupa com água quente para evitar transportar alergénios para dentro de casa

Telfast 120® (Fexofenadina) está indicado no alívio dos sintomas associados com rinite alérgica sazonal, em adultos e crianças com mais de 12 anos. A dose recomendada é de 1 comprimido por dia tomado antes de uma refeição. Doentes com doença cardiovascular devem ser advertidos que os anti-histamínicos estão associados a efeitos secundários como taquicardia e palpitações. Precaução de utilização em doentes hepáticos e insuficientes renais.
Data da revisão do texto: Abril de 2013
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Leia o Folheto Informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas contacte o seu médico ou farmacêutico.